Arborização

A Universidade de Brasília possui uma área física de 48.187.459,13m² onde a área edificada circunda ampla área verde com cobertura vegetal arbórea (nativa e/ou introduzida) e arbustiva ou rasteira (gramíneas), bem como de vários jardins ornamentais. A Área verde contempla:

  1. Áreas de proteção ambiental localizadas nos seus campi e na fazenda Água Limpa, assim como o caso do setor Arboreto, cujas atividades principais são voltadas para o ensino, pesquisa e extensão e a área da matinha do CO.
  2. Áreas dos setores urbanísticos dos campi que delimitam as edificações e espaços internos e externos, tais como os jardins e praças, que proporcionam um ambiente agradável para estudos, contemplação e descanso.

 

A equipe da SEMA objetiva cadastrar todas as árvores dos campi neste ano de 2019. Algumas áreas já foram levantadas e podem ser acessada pelo link do mapa abaixo:

  

Podas

A solicitação de poda/supressão é feita via SIPAC para a PRC/CPJ. Previamente, os técnicos analisam a viabilidade de poda ou de supressão e a execução do serviço é acompanhado pela SeMA, com o objetivo de manter a estrutura, minimizar os riscos de queda dos indivíduos arbóreos.  

As podas realizadas no ano de 2019 até o mês de setembro encontram-se no mapa a seguir: