Coordenação e Gerenciamento de Resíduos (SeMA/CGR) é responsável pela gestão de resíduos sólidos e pelo manejo ambientalmente adequado dos resíduos perigosos gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  

Histórico da SeMA/CGR:

A Universidade de Brasília vem com o passar dos anos aumentando seus esforços a fim de reduzir os impactos de suas atividades no meio ambiente e assim torná-las mais ambientalmente corretas e obedecer às legislações vigentes para além d se resguardar juridicamente cumprir seu papel junto à sociedade e causando o mínimo de impactos ambientais.

Porém essa não foi uma constante desde sua criação e a questão dos resíduos durante muito tempo foi tratada com relativo descaso, ou por desinformação, ou por falta de fiscalização, ou por falta de interesse geral da comunidade que muitas vezes desconhece os perigos que as substâncias utilizadas em suas atividades podem apresentar ao meio ambiente.

Na UnB, a questão começou a ser tratada em 1994, quando se criou uma comissão para efetuar um diagnóstico dos resíduos perigosos da Instituição. No seu relatório foi indicada a necessidade de um órgão dentro da UnB que seria responsável pelo gerenciamento. Em 1996 foi criado o Programa de Gerenciamento de Resíduos Radioativos, com a construção de um depósito segundo orientações e cooperação técnica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Este programa obteve pleno êxito e até a presente data funciona de maneira adequada.

Em 2000, em uma reunião conjunta da UnB com o Governo do Distrito Federal (GDF) ficou decidido que o serviço de limpeza urbana ficaria responsável pela coleta do passivo acumulado.
Em 2002, face ao problema de acúmulo de resíduos, que estava se iniciando novamente, a Reitoria da universidade decidiu nomear uma comissão para implementá-lo um sistema de gerenciamento de resíduos químicos da UnB.

Finalmente em 2008, aconteceu a fusão das comissões de rádio proteção e de resíduos químicos o que formou a atual comissão que recebeu o nome de Comissão de Gerenciamento, Tratamento e Destinação de Resíduos Perigosos da Universidade de Brasília (cuja sigla ficou GRP). Essa nova Comissão ficou encarregada de gerenciar os resíduos perigosos da UnB sejam eles químicos biológicos ou radioativos.

   

Competências da SeMA/CGR:

  1. Coletar, gerenciar, abrigar e destinar de forma correta os resíduos perigosos (químicos, biológicos e radioativos) da Universidade de Brasília;

  2. Instruir sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos geradores, para entrega a SeMA/CGR, dos resíduos perigosos gerados nas atividades de ensino, pequisa e extensão dentro das dependências da Universidade de Brasília;

  3. Prestar assessoria aos geradores de resíduos sobre assuntos relacionados à gestão de Resíduos Perigosos;

  4. Auxiliar os órgãos superiores na confecção e controle dos processos de destinação final dos resíduos perigosos da UnB;

  5. Retirada de animais mortos nas edificações dentro das dependências da UnB.

 

Equipe da SeMA/CGR:

Bárbara Alcântara Ferreira Lima (Técnica de Laboratório - Química)

Eduardo Ferreira Pereira (Químico)

Noberto Fontenele Frota (Técnico de Laboratório - Química)