Os Planos de Gestão de Logística Sustentável são ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na administração pública.

 

O primeiro Plano de Logística Sustentável da UnB (2018/2021) estabelece ações estratégicas de sustentabilidade e relacioná-las com o desenvolvimento de projetos sustentáveis por parte das unidades acadêmicas e administrativas, bem como abordar a relação de investimento e benefícios dessas ações para o interstício de 2018 a 2021.

 

O Plano de ação do PLS/UnB por eixo temático abrange a redução do material de consumo como resma de papel, cartucho, tonners, copos descartáveis e a redução do consumo de energia elétrica, consomem de água por m³, além de gerenciamento dos resíduos, estimulando a coleta seletiva.

 

Obtivemos resultados relevantes no ano de 2019, como pode ser visto no Relatório 2019 - Plano de Logística Sustentável.

 

Abaixo apresentamos a evolução dos dados presentes no relatório, com destaque para o comparativo entre o período de 2017, ano base do PLS, e 2019, ano avaliado no relatório:

 

   

resmas e cartuchos

Fonte: UnB/DAF/DGM

 

copos

Fonte: UnB/DAF/DGM

 

energia eltrica e energia reativa

Fonte: UnB/PRC/DIMAP/CMI

 

gua 2019

Fonte: UnB/PRC/DIMAP/CMI

 

reciclagem papel e metal

 Fonte: UnB/PRC/DISER/CZM

 

reciclagem plastico

Fonte: UnB/PRC/DISER/CZM

 

residuo verde e compostagem

Fonte: UnB/PRC/DISER/CPJ

 

resduos qumicos e biolgicos

Fonte: UnB/SeMA/CGR

 

lampadas

Fonte: UnB/SeMA/CGR

 

combustvel

Fonte: UnB/PRC