(Ramphastos toco) Ave Piciforme, ramphastidae

 

O nome científico dos tucanos significa ave de bico grande como uma espada (Ramphastos) que faz seu ninho no oco/ toco (toco). Também conhecido como tucano-toco ou tucanuçu, é o maior dos tucanos, vivendo em todo o Brasil central, em partes da Amazônia e na América do Sul. No Cerrado e na Mata Atlântica estão em maior número (principalmente no Pantanal). Habitam matas de galeria, cerrado e capões. É o único ranfastídeo brasileiro que sobrevoa frequentemente campos abertos e rios largos. Não são relatados no litoral nordestino.

 

tucanuu WA2057598

 Fonte: Humberto Lima

 

Possui duas subespécies reconhecidas, o Ramphastos toco toco (Guianas, norte e nordeste do Brasil) e o Ramphastos toco albogularis (leste, sudeste e sul do Brasil, bem como Paraguai, Bolívia e norte da Argentina). Os últimos possuem bico menor, garganta com menos amarelo e não possuem penas vermelhas na borda inferior.

Medem cerca de 56 cm e podem pesar em torno de 540 gr. O bico é alaranjado com uma mancha negra na ponta. Sua plumagem é negra, exceto no peito e na base da cauda, que são brancos. Nota-se também uma pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras são azuis.

 

Comem frutas, insetos, ovos e podem predar filhotes de outras aves (por isso são prontamente perseguidos pelas aves em período reprodutivo). O açaí é um dos alimentos preferidos.

Fazem seu ninho em árvores ocas, buracos em barrancos ou em cupinzeiros. Costumam botar de dois a quatro ovos, que são incubados por período de 16 a 18 dias. O macho alimenta a fêmea na época da reprodução. Vivem em casais no período reprodutivo, formando bandos após a saída dos filhotes dos ninhos. Os bandos possuem em média duas dezenas de aves que voam em fila. Voam com o bico reto, em linha com o pescoço, alternando curtas batidas com um planar mais demorado. Ao dormirem, viram a cabeça e descansam o bico nas costas. Comunicam-se com chamados graves, parecendo um pouco o mugido do gado (vindo daí o nome goiano de tucano-boi).

 

Vivem aproximadamente 15 a 20 anos em cativeiro e não estão em risco de extinção.

O bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, mede cerca de 20 cm, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento. Apesar do tamanho, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios. O bico representa a via de maior relevância para a troca de calor nesses animais, sendo descrita como a janela térmica mais eficiente do reino animal (o bico corresponde à 40% da superfície corporal total da ave). O tucano usa-o com grande habilidade, apanhando desde pequenas presas até separando pedaços de alimentos maiores. Suas bordas são serrilhadas e a força do tucano corresponde a seu tamanho.

Tem como predadores macacos que saqueiam o ninho e os gaviões.

 

 

REFERÊNCIAS

  1. https://chicosantanna.wordpress.com/2014/11/22/voce-conhece-as-aves-de-brasilia-conheca-aqui-o-tucano-toco/
  2. https://www.zoo.df.gov.br/tucano-toco/
  3. Chaves, J. N. Dinâmica da troca de calor através do bico do tucano-toco, Ramphastos toco (Piciformes, Ramphastidae) / Rio Claro : [s.n.], 2012 36 f. : il., gráfs., tabs.
  4. https://www.wikiaves.com.br/wiki/tucanucu