Os saruês, também conhecidos como gambá, timbú ou cassaco (Didelphis albiventris) são animais silvestres que se adaptam facilmente às regiões urbanas, em razão da dispopnibilidade de alimento e abrigo. Pode acontecer destes animais entrarem nos locais em busca de alimento, proveniente de lixo mal acondicionado ou sobras de ração de animais. Além disso, os saruês podem entrar nos locais tranquilos e considerados seguros para cuidar de sua ninhada, como os forros dos telhados, encanamentos, caixas de registro de água e energia e outros locais dentro da malha urbana. 

 

São marsupiais e, apesar de apresentar dentes pontiagudos quando ameaçados, não são considerados perigosos ou agressivos. Alimentam-se de aves (incluindo ovos), roedores, insetos e frutos. Destaca-se que os saruês podem se alimentar de invertebrados (como escorpiões) e até mesmo pequenos vertebrados, como lagartos e serpentes. Assim, são uma primeira linha de defesa nos locais contra visitantes indesejados. 

 

Por isso, ao encontrar com um saruê, não se desespere. Ele está apenas seguindo seu instinto de procurar alimento e abrigo, e não fará mal nenhum se não for perturbado. 

 

 

Didelphis albiventris ELISA ILHA 1 1024x683

Foto: Elisa Ilha

 

 

Fonte: https://www.ibram.df.gov.br/a-fauna-da-cidade-mamiferos/